terça-feira, 27 de julho de 2010

O que são aftas e como tratá-las



Aftas são inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. As aftas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com herpes, causado por um vírus contagioso. As aftas ocorrem dentro da boca, principalmente em mucosa, enquanto o herpes aparece no lado de fora da boca, por exemplo, no canto dos lábios. As aftas podem sumir e reaparecer. Podem também ser pequenas ou grandes e aparecer agrupadas ou isoladas. As aftas são comuns e recorrentes. Embora sua causa seja incerta, alguns especialistas acreditam que estão ligadas a problemas do sistema imunológico, a bactérias ou a vírus. Fatores tais como o estresse, trauma, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e tendências genéticas também tornam a pessoa mais susceptível às aftas.
As lesões quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupções recorrentes são as mais comuns. Para um alívio temporário, pode se aplicar pomadas analgésicas. A lavagem com enxagüantes antisépticos pode ajudar a reduzir a irritação. Às vezes, prescreve-se antibióticos para reduzir uma infeção secundária.
Outra opção de tratamento é a laserterapia, que consiste na aplicação de luz laser no local da lesão aumentando a circulação no local e fazendo com que ocorra uma cicatrização mais rápida.
A laserterapia além de agilizar o processo de cicatrização, ameniza bastante a dor causada pelas aftas.

Um comentário:

  1. Estou com algumas feridinhas na boca, estou com medo que seja herpes. Fui duas vezes em duas farmácias diferentes para saber se o diagnostico era o mesmo. Na primeira vez, os dois farmacêuticos disseram que era aftas pelo fato de ser dentro da boca, nos lábios. Só que elas se espalharam dentro da minha boca. Em cima, em baixo nos dois lados. Isso começou na sexta retrasada. Era uma manchinha, no mesmo dia, fiquei com meu namorado que n tem herpes. Ele mordeu meu lábio e doeu pacaz. No dia seguinte minha boca tava cheia de feridinhas. Elas estavam melhorando mas ontem, fiquei com meu namo de novo, e hoje as bolinhas voltaram e se espalharam mais ainda. Não sei o que fazer. E nem o q é. Me ajuda?

    ResponderExcluir