terça-feira, 27 de julho de 2010

Higiene bucal do bebê

As mamães ficam sempre na dúvida quando devem começar a cuidar da higiene bucal do seu bebê.

A atenção deve começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite.

Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor.

 A amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Além das tão faladas propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a criança quando mama no peito respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.

A primeira consulta do bebê ao dentista pode ser feita por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.

2 comentários:

  1. Adorei Dani!!! Ja mandei p minha amiga com filha pequena!!
    ta lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê.... tô aproveitando e colocando bastante coisa nova!!!!
    Bjão.

    ResponderExcluir