AVULSÃO DENTÁRIA
O QUE FAZER???
1) Se você cair e seu dente sair da boca...
2) Lave seu dente em água corrente, nunca esfregue...
3) Recoloque o dente no lugar de onde ele caiu...
4) Se você não conseguir, mergulhe o dente no leite ou soro fisiológico.
5) Corra para o dentista, o tempo é muito importante!!!!
Avulsão dental pode ser conceituada como a total desarticulação do dentes do interior do seu alvéolo.É considerada uma das situações clínicas mais dramáticas dentro da traumatologia dental.
Tal lesão traumática ocorre sempre de modo inesperado seja devido à queda de bicicleta, a acidente automobilístico ou mesmo por esporte coletivo. O fato é que o envolvimento emocional do paciente e seus familiares assume importância igual ou maior do que o dano físico.
O reimplante imediato representa o tratamento de escolha e o sucesso desse procedimento está na dependência do período extra-alveolar e os meios de armazenamento.
Sem a possibilidade de o dente ser reimplantado no local e imediatamente, há a necessidade de transportá-lo até o consultório, para que seja reimplantado o mais breve possível. Para isso, o elemento dental deverá ser imerso em um meio líquido como: leite, saliva (transportado no interior da boca) ou solução de soro fisiológico.
O dente não poderá ser transportado a seco.
Vários estudos têm demonstrado que o leite é o melhor meio de estocagem para o elemento avulsionado. Mostrando melhor possibilidade de prolongar a vida das fibras do ligamento periodontal por até 12 horas, bem como osmolaridade compatível e menor contaminação que a saliva. Se não for possível a imersão no leite, pode-se optar pela solução fisiológica e na impossibilidade da solução fisiológica, deverá ser colocado na boca do paciente.
Com a chegada do paciente no consultório, independentemente do período que o dente permaneceu fora do alvéolo e o meio no qual foi transportado, o dente deverá ser imobilizado por meio de uma contenção.
Após 7 a 10 dias, período que coincide com a remoção da contenção, será iniciada a terapia endodôntica.
Apesar de todos os cuidados, o dente reimplantado sofre seqüelas irreversíveis. Mesmo diante de condições adversas (extenso período extra-alveolar e meio de estocagem), o reimplante deve ser realizado.
Ainda que as seqüelas acometam o dente reimplantado, nossos esforços deverão estar concentrados em manter o dente dentro do sistema estomatognático por maior tempo possível a fim de proporcionarmos condições locais e emocionais para uma futura reabilitação.
Importante salientar que o reimplante somente deverá ser feito em dente permanente, jamais se reimplanta um dente decíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário