terça-feira, 27 de julho de 2010

Qual é a relação entre diabetes e doença periodontal?

Se você tem diabetes, deve saber que além dos problemas de saúde, a diabetes também está associada com a instalação e agravamento da doença periodontal.




O que é doença periodontal?

Doença periodontal é uma infecção que destrói o osso e demais tecidos que suportam o dente. Sua principal causa é o acúmulo de placa bacteriana, ou biofilme dental. No entanto, outros fatores, como o fumo e a diabetes podem acelerar o ritmo de destruição óssea.



Sem tratamento, a doença periodontal leva à formação de bolsas periodontais, sangramento gengival, mobilidade dos dentes e, por fim, à perda do dente.



Pacientes diabéticos apresentam até três vezes mais risco de desenvolverem doença periodontal do que não diabéticos. Indivíduos diabéticos com controle metabólico inadequado apresentam até 11 vezes mais risco de apresentarem perda óssea periodontal do que indivíduos sem a doença.

Além disso, sabe-se que diabéticos com doença periodontal apresentam piores resultados após o tratamento, bem como maior chance de recidiva de periodontite.



Influência da doença periodontal na diabetes

Além do efeito da diabetes sobre a doença periodontal, o inverso também acontece. Pacientes diabéticos que apresentam doença periodontal apresentam pior controle metabólico do que diabéticos sem doença periodontal. Isso acontece porque, como qualquer outra infecção, a doença periodontal aumenta a resistência tecidual à insulina.

Estudos mostram que o tratamento periodontal realizado em diabéticos é capaz de melhorar o controle metabólico destes pacientes.

Se você é diabético, é importante saber que:

- Diabéticos apresentam maior risco de desenvolver doença periodontal. Portanto, é importante consultar um periodontista com periodicidade.

- Diabéticos com doença periodontal apresentam um pior controle metabólico que diabéticos sem doença periodontal. O tratamento periodontal pode melhorar o controle metabólico, reduzindo os níveis de glicemia.

- O bom controle metabólico, com acompanhamento médico, uma boa higienização bucal, e consultas periódicas com o cirurgião dentista são importantes para manter uma boa saúde bucal.

O que são aftas e como tratá-las



Aftas são inflamações pequenas e brancas cercadas por uma área avermelhada. As aftas não são contagiosas, mas muitas vezes são confundidas com herpes, causado por um vírus contagioso. As aftas ocorrem dentro da boca, principalmente em mucosa, enquanto o herpes aparece no lado de fora da boca, por exemplo, no canto dos lábios. As aftas podem sumir e reaparecer. Podem também ser pequenas ou grandes e aparecer agrupadas ou isoladas. As aftas são comuns e recorrentes. Embora sua causa seja incerta, alguns especialistas acreditam que estão ligadas a problemas do sistema imunológico, a bactérias ou a vírus. Fatores tais como o estresse, trauma, alergias, cigarro, deficiências de ferro ou vitaminas e tendências genéticas também tornam a pessoa mais susceptível às aftas.
As lesões quase sempre desaparecem depois de 7 a 10 dias, e as erupções recorrentes são as mais comuns. Para um alívio temporário, pode se aplicar pomadas analgésicas. A lavagem com enxagüantes antisépticos pode ajudar a reduzir a irritação. Às vezes, prescreve-se antibióticos para reduzir uma infeção secundária.
Outra opção de tratamento é a laserterapia, que consiste na aplicação de luz laser no local da lesão aumentando a circulação no local e fazendo com que ocorra uma cicatrização mais rápida.
A laserterapia além de agilizar o processo de cicatrização, ameniza bastante a dor causada pelas aftas.

Bruxismo - Sinais e Sintomas

O que é Bruxismo?


Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular.
Como Saber Se Tenho Bruxismo?


Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o Bruxismo é Tratado?


O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:



1. O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.



















2. Encontrando meios de relaxamento. A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

 



3. Reduzindo a "exposição" de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.






 

Rinite alérgica afeta posição dos dentes

Crianças que sofrem de rinite alérgica são sérias candidatas a usar aparelho ortodôntico. A inflamação das mucosas do nariz não afeta diretamente a dentição, mas geralmente causa obstrução nasal. Com o nariz "entupido", a criança respira pela boca, e isso pode provocar má oclusão (posicionamento inadequado) dos dentes.
Se a criança respira pelo nariz, o ar exerce pressão sobre o palato (o céu da boca). Se a respiração é bucal, não há pressão, e o palato tende a ser mais profundo, o que altera a posição das maxilas (ossos nos quais os dentes estão fixados) e da dentição.
O bruxismo (mau hábito de ranger ou apertar os dentes) também está associado à respiração pela boca. A rinite alérgica pode causar um edema que fecha a tuba auditiva, dando a sensação de ouvido "tampado". De dia, a tuba auditiva permanece aberta graças a mastigação, a deglutição e aos bocejos. Durante o sono, engolir saliva evita que a tuba se feche. Respirar pela boca,porém causa ressecamento. Com menos saliva, a criança range os dentes para manter a tuba aberta.
O edema nasal provocado pela rinite é outro fator de risco para problemas orodônticos, pois prejudica a circulação sanguínea. Os ossos alveolares, que dão suporte à raiz dos dentes, recebem menos sangue, o que pode adiantar ou atrasar a troca da dentição e fazer com que os dentes permanentes se desalinhem. Além disso, o edema nasal propicia o aparecimento de olheiras, porque o sangue se acumula na região sob os olhos.
A má oclusão dentária em crianças com rinite alérgica não é solucionada apenas com um aparelho ortodôntico. A criança deve ser tratada também por um otorrinolaringologista ou um alergologista para diminuir os edemas e normalizar a respiração.

Tratamento ortodôntico também é viável para pacientes idosos

Saúde e qualidade de vida não tem idade. Prova maior disso é a procura de aparelhos ortodônticos por pacientes idosos.
A Odontogeriatria ou Odontologia Geriátrica consiste no ramo da Odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente do atendimento preventivo e curativo de pacientes com doenças ou condições de caráter sistêmico e crônico, associadas a problemas fisiológicos, físicos ou psicológicos.
Geralmente, o paciente idoso apresenta perdas dentárias, próteses, restaurações extensas, alteração no tecido ósseo de suporte, sendo encaminhado ao ortodontista para um tratamento auxiliar a uma reabilitação bucal ou e casos de envolvimento estético, onde não estão indicados procedimentos restauradores.
Neste caso torna-se primordial um planejamento multidisciplinar com bom relacionamento entre os profissionais envolvidos, observando as necessidades do paciente, as limitações do caso e os objetivos do tratamento, sempre considerando a motivação do paciente para este tratamento.
Os resultados mostram que o tratamento ortodôntico representa uma intervenção viável na atuação odontogeriátrica, desde que realizado com forças suaves, considerando as limitações de cada caso e respeitando as características inerentes a esta atuação.
A movimentãção otrodôntica no paciente com mais idade depende, principalmente, de um planejamento bem realizado, com objetivos precisos, a fim de realizar um tratamento ortodôntico simplificado, pois existe uma dificuldade deste paciente tolerar o uso de aparelhos por períodos prolongados. No entanto, existem algumas limitações que devem ser consideradas durante o plano de tratamento, como enfermidades sistêmicas avançadas, uso de medicamentos, má condição de saúde bucal, quantidade de osso alveolar, falta de motivação do paciente e impossibilidade de obenção de estabilidade oclusal após a terapia ortodôntica.

Higiene bucal do bebê

As mamães ficam sempre na dúvida quando devem começar a cuidar da higiene bucal do seu bebê.

A atenção deve começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite.

Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor.

 A amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Além das tão faladas propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a criança quando mama no peito respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.

A primeira consulta do bebê ao dentista pode ser feita por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.

Flúor em crianças

O debate sobre a real eficácia do flúor na prevenção de cáries e na manutenção de dentes saudáveis continua sendo pauta entre os especialistas. O grande problema detectado pelos dentistas são os excessos. Crianças menores de três anos devem utilizar pastas com certo critério. Como nesta idade não há coordenação motora para cuspir, a criança costuma engolir durante a escovação. O problema é que nessa fase da infância, a ingestão em excesso de pasta com flúor pode causar fluorose nos dentes permanentes, que são pequenas manchinhas brancas no esmalte.


São coisas pequenas que fazem a diferença. Como a água utilizada nas residências já é fluoretada, se a criança engolir o creme dental pode haver um excesso de flúor em seu organismo, o que contribui para a fluorose em crianças.
Por isso, fique alerta mamãe! Até o seu filho completar quatro anos de idade, utilize mínimas quantidades de pasta convencional ou opte por produtos com menores concentrações de flúor ou livres de flúor.


O uso de pastas de dente pode ser feito apenas a partir do nascimento dos primeiros molares. Produtos para bochecho podem ser dispensados se a criança tiver uma higiene bucal correta. É importante que  os pais realizem a escovação e o uso de fio dental nos dentes dos filhos.

A criança com menos de oito anos não tem coordenação motora para escovar e passar fio dental corretamente.  A orientação de um profissional também é importante para diminuir o risco de fluorose.

Manchas nos dentes


Anos após beber chá, refrigerantes, café, fumar cigarros ou até mesmo uma má higiene bucal poderá causar manchas nos dentes.

Existem dois tipos de dentes manchados. Intrínsecos e extrínsecos. Manchas extrínsecas são aquelas manchas que podem ser observadas na camada exterior dos dentes (esmalte dental), geralmente causadas por bactérias ou fungos que crescem sobre os dentes. Má higiene bucal, café e chá e outros hábitos como o tabagismo provoca manchas extrínsecas.
Manchas intrínsecas são aquelas que podem ser vistas nas camadas interiores do dente, causada pelo consumo de antibióticos sistêmicos (manchas escuras, acinzentadas), idade, traumas de dentes, demasiado flúor (manchas brancas),entre outros.
Por estes motivos, sempre indicamos a profilaxia dental como método de remoção das manchas extrínsecas.
A profilaxia é indicada a cada 6 meses. As manchas mais resistentes são removidas por meio do Clareamento dental.

Clareamento dental a laser

Um sorriso bonito é o aspecto mais importante para uma apresentação agradável. Mas com o passar do tempo os dentes podem perder o branco natural, adquirindo manchas e tirando o aspecto iluminado do sorriso.
Para manter o branco do seu sorriso, você pode contar com o recurso do Clareamento dental a laser. Esse recurso é seguro, prático, indolor, eficaz e rápido, pois utiliza luz para acelerar a ação dos agentes branqueadores, deixando seu sorriso brilhante em poucas horas. E ao contrário do que muitos pacientes pensam, não é um tratamento invasivo e muito menos prejudicial aos dentes, desde que seja feito e acompanhado pelo cirurgião dentista. Não causa nenhum tipo de desgaste, abrasão ou perda do esmalte dentário pois é utilizado um gel específico para o clareamento. Ao contrário de muitos produtos vendidos atualmente no mercado, que prometem um clareamento eficaz, mas na verdade possuem agentes abrasivos em sua fórmula ocasionando a sensibilidade dentária.
Procure seu dentista, ele é a melhor opção para lhe explicar o tratamento.